Energia Solar

VOCÊ SABE
COMO FUNCIONA?

Veja como funciona a geração de
energia Fotovoltáica

01
Captação
da Luz

A luz solar é captada através dos painéis fotovoltaicos instalados. É feito o primeiro processo da geração, gerando uma corrente elétrica contínua.

02
Transformação
da energia

A corrente elétrica contínua passa então pelos inversores que transforma para corrente alternada. Que é a mesma utilizada na rede elétrica.

03
Distribuição
da energia

A energia passa pelo quadro de distribuição, que irá alimentar todos os equipamentos eletroeletrônicos conectados a rede.

04
Gerando
economia

Toda energia gerada que não for utilizada volta para rede da concessionária, gerando créditos que poderão ser utilizados em até 60 meses.

01
02
03
04

Modelos de Negócio na Geração Distribuída

Sistema Nacional de Geração com
Compensação de Créditos Energéticos

Geração Junto a Carga

A geração junto à carga, é o modelo pioneiro no Brasil, através dessa modalidade, o consumidor pode gerar a sua própria energia no local de consumo. O sistema garante que o consumo de energia elétrica, total ou parcial da produção, será dado de forma imediata, sendo apenas uma parte da energia é injetada na rede. Este modelo é indicado para consumidores que desejam usar a geração distribuída para consumo residencial ou para comércio e indústrias que tenham apenas uma sede.

Nos momentos em que o sistema não estiver gerando energia ou quando a produção não conseguir suprir a demanda do imóvel, a energia necessária continuará vindo da rede elétrica convencional.

Ao final de cada mês, a distribuidora irá calcular o balanço do saldo entre energia consumida e energia injetada, sendo que cada crédito energético gerado por 1 Watt injetado, será compensado com 1 Watt de energia consumida da rede. Assim, conclui-se que quando a energia gerada no mês é superior ao consumo, o consumidor fica com créditos, que podem ser utilizados para abater o valor das contas de energia dos meses seguintes.

Autoconsumo Remoto

Para essa modalidade, a energia produzida abastece prioritariamente a unidade de consumo em que o sistema esteja instalado, e, caso haja excedente, o consumidor pode definir o percentual que será destinado para as outras unidades consumidoras, desde que todas unidades tenham a mesma titularidade e estejam dentro da mesma concessionária.

Este modelo é muito aplicado para usuários que não tem espaço físico para instalação da usina em seu telhado, então a usina é instalada em uma unidade remota como um terreno ou sítio e os créditos são 100% compensados no local de consumo.

Geração Compartilhada

Outra opção seria a geração compartilhada, prevista no inciso VII do artigo 2º, em que consumidores com titularidades diferentes se reúnem para a produção da energia. Para isso, eles precisam estar dentro da mesma área de concessão da distribuidora de energia elétrica, agrupando-se através de consórcio ou cooperativa.

Desta forma, a unidade consumidora designada terá o sistema gerador e a energia produzida é dividida entre os consorciados ou cooperados, conforme percentuais devidamente estabelecidos pelos envolvidos, que vão usá-la nas suas respectivas unidades consumidoras.

Condomínios

Também existe a modalidade de geração distribuída por condomínio, ou múltiplas unidades consumidoras. Um exemplo muito comum de uso em condomínios é a instalação de painéis solares na área comum, em que a energia produzida será utilizada para compensar o consumo dos condôminos que tiverem concordado com a instalação do sistema de geração distribuída.

Essa modalidade é usada tanto em condomínios residenciais quanto comerciais, sendo que a única restrição é que a usina esteja dentro da mesma propriedade, ou ao menos em área contígua às unidades consumidoras.

Desta forma, o condomínio não poderá produzir a energia de forma remota, o que pode acabar sendo uma restrição de uso para esse modelo de negócio.

Locação de Usinas

Para quem não tem interesse em investir nos equipamentos e quer uma economia na faixa de 10% a 15% do que paga hoje na sua fatura de energia, ou aos investidores que querem ganhar dinheiro com energia solar, hoje existe a possibilidade de realizar a locação de uma usina solar, instalada em uma área remota onde é feita a compensação dos créditos da usina na forma de aluguel.

A principal peculiaridade deste tipo de contrato é que o aluguel, seja o valor total ou parcial, não poderá ser estabelecido com base em reais por unidade energética, sob pena de o consumidor não poder se cadastrar no sistema de compensação de créditos energéticos, o contrato deve ser dos equipamentos onde será feita a compensação dos créditos.

LEVAMOS ENERGIA A SÉRIO

Possuímos um equipe multidisciplinar composta por engenheiros eletricistas, de energia, civil e de segurança no trabalho, a fim de atender todas as suas necessidades quando o assunto é geração de energia renovável.

Nossas equipes estão sempre em constante treinamento, oferecendo cada dia mais qualidade nas instalações das usinas. Contanto com quadro completo certificados em cursos NR 10 e NR 35.

Conheça nossas obras

Nos chame
no WhatsApp