Trata-se de um dispositivo elétrico que converte a energia solar em energia elétrica por intermédio do efeito fotovoltaico. Os variados tipos de células fotovoltaicas recebem uma classificação em função do material usado. Dessa forma, são produzidas em silício mono e policristalino e silício amorfo.
As células fotovoltaicas são fabricadas com materiais semicondutores. Então, quando os fótons as atingem, alguns elétrons que circundam os átimos se soltam e se deslocam para uma região com ausência de elétrons. Dessa forma, cria-se uma corrente elétrica, conhecida como energia solar fotovoltaica.
É assim que a célula fotovoltaica reage. É por meio da incidência do sol que ela é capaz de liberar elétrons. Estes, por sua vez, são migrados para um circuito dentro do módulo solar (painel solar).
São usadas tradicionalmente 36, 60 ou 72 células fotovoltaicas interligadas em série para montar um painel fotovoltaico (Módulos Fotovoltaicos). Para você gerar energia elétrica suficiente para alimentar a sua casa ou empresa toda é necessário combinar estes painéis em um arranjo fotovoltaico e instalar os outros componentes do sistema fotovoltaico (cabos, estrutura, inversor, entre outros).