Nosso Blog

SEX, 26 FEV | 9:50

Instalação de Energia Solar

 

Qual é a diferença entre o custo do equipamento e o custo da instalação

Equipamento: Kit de Energia Solar Um kit de energia solar é uma composição de painéis solares, string box, cabos, conectores, inversor, e estruturas de fixação, que juntos vão gerar energia solar para alimentar a sua empresa, residência, sistema de bombeamento e qualquer outra coisa que utilize energia elétrica.

Serviço de instalação: Projeto, Instalação e Homologação junto a distribuidora Para você produzir energia solar será necessário contratar os serviços de um profissional/empresa especializado na instalação do gerador de energia solar. Esse profissional/empresa precisa ter um engenheiro responsável para fazer o projeto e submeter a documentação junto a distribuidora de energia para que o gerador seja homologado seguindo a lei. Além disso, esse profissional será responsável pela parte mais difícil de todo o processo: Subir no telhado e fazer a fixação dos painéis solares, além de conectar o gerador na rede da sua casa, observando todos os padrões de segurança e normas vigentes.
Por que solicitar o seu orçamento com valores separados do equipamento e do serviço de instalação?
Da mesma forma que quando você compra um aquecedor de água solar ou um ar-condicionado e paga pela instalação do equipamento, a mesma situação ocorre com gerador de energia solar. Você precisa saber quanto está pagando pelo serviço e quanto esta pagando pelo equipamento, dessa maneira, evita pagar mais do que o justo.
O que influencia no custo de instalação do gerador de energia solar?

São vários fatores que influenciam no custo da instalação das placas solares e do gerador solar. Veja abaixo os principais porquês:
Distância:

Quanto mais longe é o local de instalação, maior será o custo de deslocamento cobrado pelo instalador, pois ele terá gastos de combustível e as vezes até hospedagem e alimentação. #DICA: Procure em nosso Mapa de Empresas, as empresas mais próximas de você para reduzir este custo.
Altura do Telhado (local de instalação) e facilidade de acesso:

Locais altos e com difícil acesso dificultam o processo de instalação dos painéis solares e geram risco de segurança para os instaladores, e isso pode afetar o custo. Em casos mais extremos, pode até ser necessário a contratação de uma pequena grua para içar os painéis até o local de instalação.
Tipo de superfície onde os painéis solares serão instalados:

Telhados metálicos e lajes são mais fáceis de instalar o gerador, ao oposto dos telhados muito inclinados, com telhas de barro que exigem uma habilidade maior dos instaladores.
Condição do local de instalação

Telhados antigos de fibrocimento são quebradiços e podem exigir substituição de telhas e uma impermeabilização mais rigorosa.
Estrutura do telhado

Telhados com o vigamento muito espaçado podem necessitar de uma adaptação na estrutura de fixação dos painéis. Telhados com vigamento metálico exigem parafusos especiais e ferramentas especiais para a instalação.
Distância do ponto de conexão em relação ao local de instalação dos painéis solares.

Quanto mais perto estiver o local de conexão (quadro de luz) do local de instalação dos painéis solares, mais simples será o trabalho do instalador e menos cabeamento e conduítes serão necessários.
Relógio de luz e padrões de entrada

Para você homologar o seu gerador, será necessário que a distribuidora de energia realize uma visita técnica após a instalação. Para isso o local onde o seu relógio de luz está instalado precisa estar de acordo com os padrões atuais da distribuidora. Se a sua casa ou empresa tiver mais de 20 anos, existe uma grande chance de a distribuidora exigir a adequação do local para homologar o gerador. #DICA: Certifique-se de validar com o instalador de que os padrões estão atuais antes de comprar o sistema. Desta forma você evita surpresas.

Nos chame
no WhatsApp